Inocêncio Machado Coelho - Moronguêtá - Memorial do Livro

Línguas

Traduzir Dê Português para Chinês Traduzir Dê Português para Espanhol Traduzir Dê Português para Italiano Traduzir Dê Português para Françês Traduzir Dê Português para Inglês Traduzir Dê Português para Alemão Traduzir Dê Português para Japonês Traduzir Dê Português para Russo

23 novembro 2015

Inocêncio Machado Coelho


Nasceu em Belém em 1909, iniciou seus estudos em Bragança (PA) cidade em qual seu pai era fiscal dos Correios e Telégrafos. Seguiu seus estudos no antigo Liceu Paraense, atual Escola Paes de Carvalho.

Jornalista atuou nos jornais: ‘‘Estado do Pará’’, Folha do Norte’’ e ‘’A Província do Pará’’. Em 1940, foi diretor do Museu Emilio Goeldi, integrou o Conselho Estadual de Cultura, Instituto Histórico e Geográfico do Pará e a Academia Paraense de Letras.

A Biblioteca Inocêncio Machado Coelho, localizada na Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM) criada em 1967 com o intuito auxiliar atividades desenvolvidas pela instituição, execução e analise dos Planos e Programas.

Em 1969, era Chefe de Gabinete do reitor Aloysio Chaves, uma decisão de crio particular, convidou o professor Carlos Dias para assessorá-lo na criação da Geociência na UFPA.

Professor Bassalo genro de Machado Coelho, contando com a influência ao Reitor, obteve ajuda financeira do Conselho Nacional de Pesquisas, para a instalação da Pós-Graduação em Belém.


Publicações

Prosa:
Minhas Canções de Verlaine, 1951.
Machado de Assis, 1963.
O feitiço na literatura, na arte e na vida, 1963.
Sapos & Estrelas, 2005.


Nenhum comentário:

Postar um comentário