Roberto Araújo de Oliveira Santos - Moronguêtá - Memorial do Livro

Línguas

Traduzir Dê Português para Chinês Traduzir Dê Português para Espanhol Traduzir Dê Português para Italiano Traduzir Dê Português para Françês Traduzir Dê Português para Inglês Traduzir Dê Português para Alemão Traduzir Dê Português para Japonês Traduzir Dê Português para Russo

23 novembro 2015

Roberto Araújo de Oliveira Santos


 Escritor, Pesquisador, Economista, Sociólogo, Professor Universitário, Jurista de renome nacional e precursor nas pesquisas trabalhistas na Amazônia. Roberto Santos teve carreira iniciada em 1963, no Ministério do Trabalho da 8ª Região chegou á Presidência TRT-8ª, responsabilidade que acumulava atribuições da Corregedoria Regional.

   Em 1984, realizou o Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, inspirado na Escola Nacional de Magistratura da França, nível de especialização e mediante ao convênio do Tribunal com a Universidade Federal do Pará. Assim, proporcionando uma nova mentalidade crítica sobre a ciência jurídica e a postura ética do magistrado, curso pioneiro em nosso país, necessário para desenvolvimento e aprimoramento dos magistrados, implantada vinte anos depois, com a aprovação Emenda Constitucional nº 45/2004, que apronta sobre a "Reforma do Poder Judiciário".
      
          De caráter corajoso tomou medidas com intuito de recuperar a situação desordenada que havia na Santa Casa de Misericórdia, eram centenas de reclamações trabalhistas e grave crise financeira. Os processos foram reunidos em um único juízo (1º grau), praticou medidas e providencias para regular a crise.
            
     Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Estado do Pará (IDESP), foi denominado de Roberto Araújo de Oliveira Santos, um projeto do deputado José Megale (PSDB) com intuito de homenagear o professor exemplo de referência e de propostas inovadoras para o estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário